domingo, junho 29, 2014

0

Você sabe o que é e pra que serve a ANAMNESE CAPILAR?



Quantas vezes você foi a um salão ou visitou um cabeleireiro novo e passou por um diagnóstico prévio dos fios, do couro cabeludo e explicou suas expectativas confrontadas com sua realidade diária?!


Uma vez? NUNCA?!

Pois saiba que este processo que é chamado de ANAMNESE CAPILAR é importantíssimo e pode ser crucial no sucesso ou falha de um serviço capilar.

Primeiramente explicando a origem da palavra ANAMNESE: vem do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória, trazendo pra atualidade, o profissional cabeleireiro faz uma série de perguntas para o cliente antes de iniciar o serviço capilar.

Estas perguntas vão desde se o cliente possui algum tipo de alergia capilar, no caso de um processo de transformação ou coloração, até quanto tempo pela manhã o cliente tem para se arrumar antes de sair de casa.

Para um serviço capilar de qualidade e realmente personalizado, o profissional cabeleireiro deve fazer as perguntas com o intuito de:

1- Conhecer seu cliente
2- Conhecer sobre o dia a dia do seu cliente
3- Entender as expectativas do cliente em relação ao serviço a ser prestado
4- Alertá-lo e orientá-lo no caso de uma mudança capilar por coloração ou transformação
5- Verificar se o cliente tem algum tipo de alergia ou problema no couro cabeludo

Como a rotatividade de um salão é muito grande, o ideal é que o profissional anote os dados do cliente, inclusive se foi realizado algum serviço de coloração e qual foi a tintura ou o tonalizante utilizado e no caso de uma transformação anotar que tipo de agente alisante foi utilizado, para que no futuro não haja nenhum problema de incompatibilidade química e danos irreparáveis aos fios.


Vou citar um exemplo simples que aconteceu comigo quando eu estava fazendo meu curso de cabeleireira:
Uma moça sentou na cadeira e me pediu que cortasse seu cabelo em um corte chanel bem curtinho, disse que tinha passado por algumas mudanças em sua vida pessoal e que gostaria de "radicalizar".
Para fazer este tipo de corte nesta moça, eu teria que cortar por volta de um palmo e meio do cabelo dela, ou seja, seria uma mudança e tanto!
Foi então que eu comecei o processo de anamnese capilar, perguntei a quanto tempo ela estava pensando nesta mudança capilar (para ter certeza que ela não se arrependeria), se ela teria tempo para lavar os cabelos dia sim dia não ou todos os dias (um belo corte chanel para que fique realmente bonito exige que o cabelo esteja impecável, bem lavado e arrumado diariamente), e por último perguntei com que ela trabalhava.
E foi então que tive que fazer minha escolha como profissional, ela me disse que trabalhava em uma loja de chocolates, e eu perguntei se ela trabalhava usando coque, e ela disse que sim. Então expliquei que com um chanel muito curto ela não conseguiria mais montar o coque e que teria que utilizar muitas presilhas e deixar o cabelo muito bem arrumado todos os dias, para que ficasse adequado ao local de trabalho dela.
Expliquei que eu poderia sim fazer o estilo de um corte chanel, porém deixando os cabelos dela na altura dos ombros, para que conseguisse arrumá-lo com o coque para o trabalho e que ficaria bem diferente do estilo que ela tinha, que seria uma mudança "radical"consciente. 

E ela me respondeu: Muito obrigada por ter me alertado, com toda certeza se eu tivesse cortado muito curto, amanhã teria problemas no trabalho.


Entende agora como três simples perguntas me ajudaram a orientar a cliente corretamente e fazer um bom serviço?
 
Pois é, se você nunca ouviu falar de Anamnese Capilar ou se seu cabeleireiro nunca lhe fez alguma dessas perguntas, é provável que em breve você vá ter algum problema com algum serviço capilar, portanto fique de olho! ;)


Bom, espero que tenham gostado do post, e qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui ;)



Obrigada pela visita!



Bjokas:



Lori Dias.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...